sábado, 18 de abril de 2009

Estamos Aqui!

Estamos aqui! Para muitos de nós, um lugar estranho, longe do nosso lar, da nossa Pátria amada. Longe da nossa cultura, da nossa gente, dos nossos costumes, dos nossos abraços, do nosso calor. Mas estamos aqui, dispostos a lutar, a aceitar e a aprender novos costumes. Queremos nos integrar, sem preconceitos e sem discriminação. Queremos ser respeitados, assim como respeitamos. Queremos entender a globalização. Não viemos para roubar o trabalho de ninguém, não viemos para impor nossas condições …. Só queremos respeito. Legais ou ilegais, somos seres humanos, que sofre e que chora de saudades. Saudades da mãe, do pai, dos irmãos, dos filhos, da mulher ou do marido. Saudades do vizinho, do bairro, da gente humilde que ficou, mas que estão guardadas em nossos corações. Com ou sem formação, estamos aqui, para trabalhar, para ter um lugar ao sol, para ajudarmos nossas famílias, para podermos viver com dignidade. Queremos ser respeitados como cidadãos. Cidadãos sim, porque não? Se somos contribuintes, se pagamos os impostos e se contribuímos para a seguridade social, porque não somos cidadãos? Porque dizer que somos “ilegais”? Queremos falar sem medo, queremos te chamar de irmão, queremos te abraçar e dizer: Obrigado.

Vamos todos dar a mão, dizer não a exploração e a escravidão. Vamos nos lembrar da história, de um passado cheio de glórias, de ex-colónias orgulhosas que um dia receberam de braços abertos seus irmãos.

Queremos dignidade, queremos oportunidades, sem precisar ter estatutos ou ter estudos. Queremos viver livres e não ser caçados como bichos.

E você?

A CIIBRA foi criada para ajudar todos aqueles que se sentem discriminados, sem distinção de raça, sexo ou nacionalidade.

Euzali Bayma Pires Presidente